Zhang Zhizhen só cortes o saque do brasileiro uma vez na partida de Masters 1.000, mas ainda assim venceu o jogo por 2 sets a 0; saldo é positivo: Thiago saltou de 106º para 84º do ranking
Thiago Monteiro foi eliminado nas oitavas de final do Masters 1.000 de Roma num jogo equilibrado, mas no qual seu adversário esteve sempre um passo a frente e venceu por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4) e 6/3 . Num primeiro conjunto sem quebras de serviço, o chinês Zhang Zhizhen, atual número 56 do mundo, teve duas oportunidades de quebrar o saque do brasileiro, que transferiu muito e conseguiu evitá-las. O set foi para o tiebreak, no qual, com bolas de fundo precisas e chegadas à rede mortal, Zhang acabou vencendo. No segundo set, o equilíbrio parecia sonoro até o sexto jogo, quando aconteceu a única quebra do jogo, a favor de Zhang. A partir daí, o chinês só precisa confirmar seus saques.
Apesar da derrota, Thiago tem o que comemorar. Dos últimos 11 jogos, o brasileiro venceu nove partidas e disputou pela primeira vez na vida um jogo de oitavas de final de um torneio Masters 1000. Só neste Aberto de Roma, acumulou cinco vitórias, sendo duas vindo do qualificatório e três na chave principal. Começou a temporada de 2024 como 122 do mundo, há duas semanas esteve na 106ª posição e agora já é o 84º no ranking da ATP. A melhor marca da carreira de Thiago foi a posição 61°, conquistada em outubro de 2022.
O jogo
Thiago começou o jogo tendo que correr atrás. No seu primeiro jogo sacando, chegou a estar perdendo por 15/40. Com raça, salvou dois break points, viu o chinês ficar em vantagem duas vezes, salvou novamente e finalmente confirmou o serviço com um erro de devolução de Zhang. Em seguida, os dois foram confirmando os próprios serviços sem tanta dificuldade. Até o quinto jogo. Com Thiago novamente no saque, Zhang empatou em 40 a 40 e, com uma bela chegada na rede, ficou em vantagem. O brasileiro mais uma vez salvou um break point, chegou ele próprio à rede para retomar a vantagem e venceu com um vencedor.
No oitavo game, foi uma vez de Thiago ter dois break points sobre Zhang, que salvou o segundo com um belo voleio, antes de ganhar vantagem e confirmar seu serviço com um jogo de fundo de quadra vigoroso. No jogo seguinte, Thiago encaixou uma sequência de bons saques, solicitados, dificultando a devolução de Zhang.
Com o primeiro set equilibrado, empatado em 6 a 6, o jogo foi para o tiebreak. O brasileiro começou sacando, mas o chinês evoluiu bem, e em seguida abriu 2 a 0 com um ace. Thiago devolveu a quebra, confirmou dois saques, um deles com uma paralelamente lindíssima, e abriu 3 a 2. Zhang bateu após apostar no jogo de subidas à rede e empatou em 3 a 3. Com uma devolução para fora, Thiago deu vantagem a Zhang, que confirmou seus serviços em seguida e venceu o tiebreak por 7 a 4 e o set por 7 a 6.
O segundo set começou muito parecido com o primeiro, com os dois tenistas confirmando seus serviços nos cinco primeiros jogos. Mas a primeira quebra da partida chegou no sexto. Thiago não conseguiu confirmar seu saque, mas viu Zhang abrir 4 a 2 e ampliar para 5 a 2 no jogo seguinte. Novamente Thiago confirmou que o chinês foi sacar para o jogo. Encerrou o último jogo com um ás, fazendo 6 a 3 e acabando com as chances do brasileiro de chegar às quartas de final de um Masters 1.000.