Você sabia que existem alguns fatores que podem interferir no tratamento da endometriose com medicamentos? Orcione Ferreira Guimarães Júnior, como médico especialista, acredita que quando uma mulher com endometriose se trata com um profissional, o médico responsável por seu caso deve alertar sobre todas as coisas que podem afetar o tratamento. Não deixe de ler este artigo para entender mais!
Endometriose
Se você já conhece alguns problemas pertinentes à saúde feminina, com certeza já deve conhecer a endometriose. Esse é um problema que inflama o útero, fazendo com que a fertilidade da mulher seja afetada, além de outros problemas serem originados, como alterações hormonais, dores, inchaço e muitos outros. A endometriose é o escoamento inadequado do sangue menstrual, isto é, em vez de sair pelo canal vaginal, ele passa pelas trompas e acaba caindo nos órgãos, afetando o funcionamento interno do corpo.
Segundo o Doutor Orcione Guimarães Júnior, a endometriose é uma das doenças mais comuns nas mulheres hoje em dia, principalmente porque muitas deixaram de priorizar sua saúde e passaram a deixar de realizar exames periódicos que podem ajudar a identificar qualquer anormalidade em seu corpo.
O tratamento ideal
Quando descobrimos a endometriose, existem dois métodos que podem ser utilizados para combater os efeitos desse problema. A primeira opção deve ser sempre os medicamentos, afinal, eles, na maioria das vezes, são bastante eficazes, principalmente se a endometriose estiver no início ou a paciente tiver uma idade menos avançada. Já a cirurgia, é utilizada para mulheres com a idade mais avançada ou que a endometriose já está bastante desenvolvida, sendo assim, os medicamentos já não fazem tanto efeito.
O que afeta o tratamento com a medicações?
Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que o método ideal para começar a tratar a endometriose são os medicamentos, porém, existem alguns fatores que podem interferir nos efeitos do remédios utilizados. Eles, normalmente, param a menstruação para que a endometriose não se desenvolva mais, mas devido a alguns acontecimentos, o seu efeito é cortado. O que mais interfere é:
Ansiedade: ela afeta o endométrio com os hormônios que são liberados;
Anti Inflamatórios: como a medição inflama o endométrio, o anti inflamatório o desinflama, fazendo com que a menstruação volte.
Procurando um especialista!
Por isso, assim que essa doença for identificada, é imprescindível que o tratamento seja acompanhado por um especialista em endometriose, como o doutor Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que auxilia os pacientes com o método ideal para cada tipo de caso. Sendo assim, é importante realizar exames periodicamente para identificar qualquer alteração o mais rápido possível.