Você sabe como funciona esse mercado que tem atraído cada vez mais investidores? Julio Cesar Hintemann Filho veio trazer informações acerca dessa modalidade de investimento, além de explicar algumas outras especificidades para quem deseja ingressar no mercado de ações. Vem conferir:
O que é o mercado de ações?
Trata-se de um ambiente no qual as empresas negociam as frações de seu capital social. Geralmente essas operações de compra e venda de ações ocorrem na bolsa de valores. No entanto, é possível que as transações aconteçam em mercados de balcão. O mercado de ações já conta com mais de três milhões de investidores.
Bolsa de valores
Como dito acima, a bolsa de valores está diretamente relacionada com o mercado de ações, aponta Julio Cesar Hintemann Filho. Aqui no Brasil, a bolsa de valores é chamada de B3, atendendo tanto ao mercado primário como ao secundário. Ela é uma plataforma de negociações entre investidores e empresas.
Quais os custos para investir?
O primeiro passo ao investir no mercado de ações é providenciar a abertura de uma conta em uma corretora de investimentos. Essas corretoras são responsáveis pela intermediação de compra e venda das ações, garantindo assim, a segurança dos investidores. Consulte antes as políticas de cobrança que podem variar de acordo com cada instituição.
Ao investir em ações existem outros possíveis custos que você poderia precisar arcar, diz Julio Cesar Hintemann Filho. São eles a taxa de custódia, valor cobrado pela guarda das ações. A taxa de corretagem, valor cobrado pelo acesso ao mercado. Emolumentos, uma taxa cobrada pelo percentual do total negociado e o imposto de renda.
Muitas pessoas têm a impressão errada de que o mercado de ações é apenas sobre compras, vendas e rendimentos. Julio Cesar Hintemann Filho afirma que antes de ingressar nesse meio é necessário muito estudo e muito preparo antes de tomar decisões. É preciso saber analisar empresas, lidar com quedas, falências, entre vários outros fatores. Portanto, invista em tempo de estudo.