Rafael Libman se interessa um tanto por filosofia, decidindo dar uma chance a Platão, realizou a leitura de “O Banquete”. Um livro que traz uma série de discursos sobre o amor e suas qualidades, contendo uma das mais aguardadas declarações de Sócrates para com o tema.
Rafael Libman conta que Platão foi discípulo de Sócrates, e um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga. Durante o discurso apresenta o amor (eros) e a amizade. Os filósofos se reúnem para uma conversa após a bebedeira da noite anterior com o intuito de compartilhar suas experiências acerca desses assuntos.
FEDRO:
O primeiro discurso vem de Fredo, Rafael Libman conta que para este filósofo, o amor é um sentimento que desperta o melhor vindo do ser humano, ou seja, suas virtudes.
PAUSÂNIAS:
Libman nos conta que, para Pausânias o amor é dividido em duas formas, sendo elas a carnal e a etérea. Completa que entre as duas, a Etérea é a mais bela por tratar das idéias do indivíduo.
ERIXÍMACO:
Esse filósofo era também um médico, nos revela Rafael Libman, sendo assim sua visão concluía que o amor se tratava de equilíbrio entre o bem e o mal.
ARISTÓFANES:
Rafael Libman que o filósofo dramaturgo criou um dos discursos mais conhecidos entre as pessoas: Existindo três gêneros na humanidade, sendo eles o masculino, o feminino e o andrógino. Todos eram completos, porém os deuses resolveram parti-los no meio, fadados à infelicidade de não serem mais seres completos, passando a vida em busca de suas metades.
ÁGATON:
Rafael Libman conta que o discurso de Ágaton é reduzido à beleza de Éros, marcado com beleza e virtude e jovialidade. Sendo superior aos outros deuses.
SÓCRATES:
O discurso mais aguardado da noite e desbanca todos os outros, vem de Sócrates. Com argumentos lógicos, o filósofo conversa com os demais participantes do banquete fazendo-os pensar sobre o que disseram. Seu raciocínio era afinal: O amor se trata de desejo, o ser humano sempre deseja aquilo que não possui, em busca de se sentir completo.
Rafael Libman conclui que o livro é realmente belo e atemporal, porém possuinte de um vocabulário muito mais complexo, sendo então necessária uma atenção redobrada.
Sabe o que é melhor? A obra está em domínio público, sendo assim você pode achá-la pela internet. Vale ressaltar que possui cerca de 35 páginas e acrescenta muito ao nosso conhecimento.