Para os praticantes de atividades físicas, principalmente aquelas que exigem mais do corpo, o alongamento é indispensável não só antes, mas também depois do treino. O empresário e atleta Weber Micael da Silva trouxe algumas sugestões de exercícios de alongamento que vão ajudar o corpo a desaquecer até que retome ao ritmo normal. Confira quais são esses exercícios:
Alongamento do joelho no peito
Para realizar esse movimento é preciso estar deitado no chão, de preferência em um colchonete para não machucar as costas. Olhe para cima e dobre os joelhos de modo que os pés fiquem apoiados no chão. Levante um dos joelhos e envolva-o com os braços quando estiver na altura do peito, mantendo o outro pé apoiado no chão. Mantenha a posição por alguns segundos e troque de perna.
Alongamento de quadríceps
Para alongar os quadríceps esteja com um dos joelhos posicionados sobre um banco ou uma cadeira. O dorso do pé precisa tocar o final do banco, afirma Weber Micael da Silva. Com o outro pé que está no chão, flexione o joelho de modo que o movimento da flexão eleve a pelve para frente. Cuidado com a curvatura da lombar, incline todo o tronco para frente.
Agachamento sumô
Essa posição é também uma postura bem conhecida da yoga. Fique de pé e afaste as pernas na largura do ombro. Agache-se com os joelhos flexionados o máximo que conseguir. No momento do agachamento apoie os cotovelos no joelhos e faça pressão para fora. Aguente por alguns segundos e levante-se. Esse movimento é capaz de alongar muitos pontos do corpo de uma só vez.
Alongamento do abdominal
Como essa parte do corpo é muito trabalhada nos treinos mais pesados, é essencial que seja alongada, comenta Weber Micael da Silva. Deite-se de bruços e apoie os quadris no chão. Com as mãos, levante a parte superior do corpo e empurre com os braços. Repita algumas vezes e isso fará muita diferença para os músculos abdominais.
Flexão sentada
Esse movimento é bem simples mas precisa ser executado de maneira correta, explica Weber Micael da Silva. É preciso estar sentado no chão e com as pernas esticadas, então, levante os braços o máximo que conseguir e flexione-se para frente até tocar os pés. O importante nesse movimento é controlar a respiração. Sinta o alongamento na região das costas. Escolha as melhores opções para você e use os alongamentos para melhorar seu desempenho nas atividades.