A falência de empresas pode ocorrer em razão dos mais diferentes fatores. O empresário Marco Antônio Carbonari atua no mercado de vinhos há anos e, nutrindo grande conhecimento em relação à área de gestão e finanças, a convite de nossa redação fala sobre erros cruciais que podem levar uma empresa à falência, saiba quais são e tome cuidado! Confira o artigo a seguir:
O produto não atende às expectativas do consumidor
Em primeiro lugar, Marco Antônio Carbonari salienta que lançar no mercado um produto que não atenda às expectativas e necessidades do consumidor é quase que inútil, pois não haverá um potencial de vendas. Nesse sentido, seja inovador e se reinvente a cada projeto. Um produto que não possua utilidade para os consumidores ou que seja inútil pode acarretar em diversos prejuízos e até na falência da companhia se não conseguir reverter o quadro com rapidez.
Não acompanha os feedbacks dos clientes
Outro ponto importantíssimo segundo o empresário Marco Antônio Carbonari que pode levar à falência do empreendimento é não acompanhar e nem ter conhecimento sobre os feedbacks disponibilizados pelos consumidores. O Google possui abas de avaliações, assim como plataformas e até mesmo pesquisas por parte das empresas. Ter conhecimento acerca dos feedbacks dos clientes é se aprimorar e se reinventar, é atender as expectativas dos clientes e, com isso, aumentar a lucratividade de seu negócio.
Precificação adequada e qualidade nos produtos
Por fim, Marco Antônio Carbonari ressalta dois pontos importantes que, se não forem desempenhados de forma alergia, podem levar o negócio à falência. Primeiramente, não precificar da forma correta seu produto pode influir em um produto inviável, pois os consumidores optam por outras marcas se for muito caro ou se for barato demais, não cobrirá os custos para lançá-los no mercado. Além disso, é necessário investir na qualidade de seu produto, isso fará com que haja a fidelização de clientes apaixonados por seu produto.