A inovação no mundo empresarial é um verdadeiro gerador de bons resultados, afirma Eurico de Jesus Teles Neto, ex-presidente do Grupo Oi. O mundo corporativo está recheado de cases de sucesso que, quando pesquisados a fundo, são frutos de uma gestão que buscou pela inovação e ousadia no mercado.
Se você se interessa por este tema e quer saber mais sobre os exemplos de empresas de sucesso, leia este artigo até o final. Veja a seguir quais empresas são essas e as inovações de seus negócios.
- Maçã
É impossível falar de negócio bem sucedido e inovação sem citar a gigante da tecnologia Apple. A empresa revolucionária o mercado de celulares e computadores, conquistou um público que se torna cada vez mais amplo e inovador a cada ano que passa.
Criada por Steve Jobs em 1976, a Apple procurou mudar a forma como as pessoas enxergam e precisam da tecnologia. Os lançamentos do iPod e do iPhone, por exemplo, foram um marco para a empresa e serviram até hoje como um exemplo a ser seguido de atitudes e estratégias visionárias.
- Nike
A Nike é outro grande exemplo de como empresas criativas podem chegar ao topo. Fundada na década de 60 por Bill Bowerman e Phil Knight, uma marca revolucionária nos esportes esportivos e hoje possui forte influência no mundo todo. De acordo com Eurico de Jesus Teles Neto, uma das estratégias de crescimento da Nike envolveu investimento pesado em marketing e em parcerias com atletas de diferentes categorias esportivas. Além disso, a empresa conta com um laboratório próprio e específico para pesquisas e inovações de tênis e outros artigos esportivos, tamanha a importância da inovação em seus negócios.
- natureza
Por fim, outro grande exemplo de vários presentes no mercado é a empresa brasileira Natura. Com foco na área de cosméticos, um dos maiores investimentos da empresa, principalmente em relação a inovações, é o ramo da sustentabilidade. Fundada em 1969, a Natura tem como significado para inovação o ato de “gerar impacto positivo na sociedade e no planeta por meio dos novos produtos, experiências e serviços criados para promover o bem-estar em toda a nossa rede de relações”. Dessa forma, a empresa procura desenvolver produtos modernos e atrativos sem deixar de lado a preocupação ambiental, tema de grande importância nos dias de hoje e que engloba um grande e engajado público, afirma o Dr. Eurico Teles.
Por meio destes e outros exemplos é possível cada vez mais perceber o quanto a mente da gestão empresarial deve focar nas tendências, atualidades e inovações, tanto de produtos quanto de ideias, estratégias e formas de acolher o público. O mercado está em constante movimentação e atualização de tendências, tornando essencial caminhar junto dele, conclui o Dr. Eurico Teles.