Você imagina como funciona o empreendedorismo no setor jurídico? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, advogado e pós-graduado em gestão empresarial, explica que há certa dificuldade popular de relacionar a área de direito com conceitos de gestão e administração, porém é importante entendermos que tais conceitos podem ser executados dentro do próprio escritório de advocacia. Pensando nisso e na importância de entender como o profissional do direito se encaixa nesse âmbito, se você possui interesse no assunto, leia o artigo até o final.
De início, é importante entendermos o que é um empreendedor. Sob a perspectiva francesa, aquele que empreende em seu próprio benefício, passa a assumir riscos ao criar um produto ou serviço, e assim passa a estar disposto a lidar com as consequências dessa ação. Conforme pensa o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, para ter sucesso no quesito empreender, é fundamental que o profissional se atente às tendências do mercado, busque conhecimentos na área e se mantenha atualizado.
Mas como funciona um empreendimento jurídico?
Devemos compreender que o profissional do direito para entrar neste meio do empreendimento, deve ter uma postura inovadora para a área, isso é, ter conhecimento diversos e multidisciplinares. Como menciona o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, o empreendedorismo jurídico engloba muito da advocacia 4.0, logo é importante ficar atento às modificações da área para se ter destaque nesse âmbito.
Caso você não saiba, o denominado empreendedorismo jurídico pode ser promovido por meio de startups. O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros considera que as startups entram nesse âmbito para prestar auxílio e facilitar a gestão dos processos de advogados, seja por meio da integração de sites tribunais ou por meio de publicações em diário eletrônico. Podemos mencionar as chamadas lawtechs, que oferecem soluções para conflitos, como arbitragem por exemplo, sendo solucionados em ambiente virtual.
E qual é a importância desse empreendedorismo para o mercado?
A principal contribuição dessa área é a atualização e avanços nos serviços advocatícios. Logo, conforme comenta o advogado Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, a ideia seria otimizar a comunicação, de forma que dê para otimizar a revisão de processos judiciais de grande volume. Assim, a inserção do advogado nesse ambiente, permite que crie conteúdo de engajamento e passa a ter mais repercussão e receptividade nos seus serviços.