O câncer de rim é a terceira doença mais comum do sistema geniturinário, respondendo por cerca de 3% das doenças malignas em adultos. O mestre da urologia Marco Antonio Fortes explica que o câncer renal também é denominado carcinoma cortical adrenal ou adenocarcinoma renal. E, apesar das causas ainda não serem totalmente esclarecidas, sabe-se que alterações genéticas podem causar a doença. Descubra mais sobre ela:
Todo ser humano tem dois rins (direito e esquerdo), próximo à coluna e nas costelas. Esses órgãos são os principais filtros do corpo humano, pois além de eliminarem o excesso de água, sódio, potássio e outros íons, também são responsáveis pela eliminação de toxinas nocivas, por meio da urina. Os rins também contribuem para a produção de hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio por todo o corpo.
Segundo o Dr. Marco Antonio Fortes, a incidência de câncer renal é o dobro nos homens do que nas mulheres, e a doença mais comum ocorre em pessoas entre 55 e 75 anos. O câncer renal tem várias especificidades. A mais comum é o câncer renal de células claras (70% a 90% dos casos), que se origina e se desenvolve como uma massa dentro de um rim, no túbulo contorcido proximal, onde ocorre a purificação do sangue. Há, também, o carcinoma papilífero, que é considerado mais grave e corresponde a 15% dos casos.
Nas fases iniciais, o câncer de rim não costuma causar sintomas e, muitas vezes, o diagnóstico é feito somente quando a lesão atinge 10 cm de diâmetro ou mais, durante a realização de exames, como o check-up, por exemplo, ou em uma ultrassonografia do abdômen. O mestre e doutor em urologia Marco Antonio Fortes explica que quando o câncer está em estado avançado com envolvimento de outros órgãos, os sintomas mais comuns são:
Perda repentina de peso
Sangue na urina
Cansaço constante
Palidez
Febre
Até o momento, não há exames de rotina que possam diagnosticar a doença nos estágios iniciais. No entanto, pessoas que tenham familiares com síndromes genéticas raras devem consultar um médico regularmente para prevenir possíveis tumores. Por isso, a recomendação geral é basicamente seguir um estilo de vida saudável, com uma alimentação adequada, sem tabagismo ou excesso de bebidas alcóolicas.