Ações são como partes fracionadas de uma empresa, desse modo, quem as compra torna-se um acionista. O empresário Márcio Alaor Araujo, especialista em finanças, fala sobre o tema a convite de nossa redação. Confira o artigo e saiba os principais conceitos para investir em ações.
O que são ações?
As ações, como dito, são partes de uma empresa que possui o capital aberto. Desse modo, ao comprar ações de uma companhia, automaticamente o investidor torna-se sócio. Marcio Alaor Araujo explica que é necessário o intermédio de uma corretora, pois é necessário se conectar ao home broker da corretora.
Corretoras
Além disso, Marcio Alaor Araujo salienta que é necessário analisar qual a melhor corretora que atenda suas expectativas, uma vez que há corretoras mais direcionadas a investimentos de longo prazo, outras possuem taxas etc.
É considerado um investimento de risco
O empresário Marcio Alaor Araujo explica que investir em ações pode ser considerado um investimento de risco, uma vez que as ações da referida empresa podem cair ou subir, desse modo, é necessário uma análise crítica e horas a fio de estudos, checagem de percentuais e muito mais. Há analistas profissionais que realizam essa tarefa, por isso, Márcio Alaor Araujo indica contratar os serviços de uma consultoria de investimentos para investimentos mais arriscados.
Ações ordinárias e ações preferenciais
De forma sucinta, ações ordinárias e ações preferenciais são o tipo mais comum de ações. A diferença entre ambas é que as ações ordinárias (ON) são ações que disponibilizam voto e participação na companhia aos acionistas. Marcio Alaor Araujo ressalta que a tomada de decisões de grandes empresas é feita por uma parcela de acionistas majoritários. Já as preferenciais, sigla PN, não conferem o voto, somente os proventos das ações, em que a prioridade consiste no recebimento dos dividendos.