Segundo o Dr. Alan Belaciano, o racismo é um problema social e um crime muito grave que afeta inclusive o esporte. Mas você conhece as medidas de combate e punição de tal crime? O advogado Alan Belaciano explica quais são elas e como o trabalho do Advogado Desportivo está relacionado a estas questões.
Infelizmente, as denúncias de racismo no esporte brasileiro têm sido crescentes, sendo o futebol o principal meio onde eles se propagam, mas não o único. Atletas de diversas modalidades, origens e etnias são alvos de ofensas racistas, afirma o Dr. Alan Belaciano seja por parte da torcida ou até mesmo de jogadores adversários.
Por conta disso, tornou-se necessário o desenvolvimento de medidas para punir e combater tais crimes. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo.
Medidas tomadas no Futebol brasileiro
No Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tem adotado medidas para combater o racismo nos jogos e estádios desde 2014. A organização tem criado campanhas educativas com o intuito de conscientizar o público sobre o tema e, principalmente, incentivar a denúncia de crimes racistas, explica o Dr. Alan Belaciano.
Além destas medidas, a CBF desenvolveu um sistema de monitoramento de imagens de TV e Internet a fim de identificar possíveis casos durante as partidas de futebol.
Medidas tomadas pela FIFA
O Dr. Alan Belaciano explica que no âmbito internacional, a FIFA (Federação Internacional de Associações de Futebol) também adotou medidas que focam na conscientização de seu público ao redor do mundo e já aplicou punições a seleções e clubes dos quais os torcedores praticam os atos racistas.
Quais são as punições?
As punições para o crime de racismo no esporte, principalmente no futebol, têm se tornado cada vez mais rigorosas. A Lei Pelé, Lei 9.615 de 24 de março de 1998, por exemplo, prevê multas e até mesmo perda de pontos para clubes cujos torcedores pratiquem crimes racistas. O advogado Alan Belaciano explica que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também pode aplicar sanções disciplinares, como a suspensão de jogadores e a interdição de estádios.
Apesar dos avanços e da conscientização feita a respeito de crimes de injúria racial, tais atos ainda são considerados um desafio. É necessário uma reeducação feita socialmente, em conjunto, de forma que não apenas o esporte e o futebol sejam beneficiados, mas todos os âmbitos, afirma o Dr. Alan Belaciano.
No esporte, o Dr. Alan Belaciano considera importante que todos os dirigentes, clubes, atletas, organizações e torcidas trabalhem em equipe, estejam atentos e denunciem quaisquer atos de desrespeito, de forma que atos como estes sejam eliminados, cada vez mais, das quadras e dos campos.