A fome assola muitas comunidades carentes no país brasileiro. À vista disso, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que os projetos filantrópicos de alimentação são muito importantes para combater a fome dessa população. Quer auxiliar no combate à fome? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre esses projetos sociais.
A fome no Brasil
Segundo os empresário Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, com a crise econômica proveniente da pandemia do Covid-19, muitas pessoas, inseridas em comunidades menos afortunadas, foram assoladas pelo desemprego, fazendo com que a taxa de fome no Brasil atingisse 33,1 milhões de pessoas.
Portanto, diante de um cenário no qual uma boa parte da população enfrenta condições de extrema pobreza, onde o governo (municipal, estadual ou federal) não consegue levar o acesso às condições básicas de vida (como emprego, moradia, saúde, educação e alimentação), se faz fundamental a presença de projetos filantrópicos de alimentação.
Projetos filantrópicos de alimentação
Assim, como comentam os notáveis Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, os projetos filantrópicos de alimentação foram desenvolvidos por instituições privadas sem fins lucrativos, para atender os brasileiros em situação de fome. Esses projetos oferecem comida aos necessitados de forma gratuita ou através de um valor simbólico.
Logo, essas instituições contam com o auxílio de colaboradores que prestam serviços comunitários, ou que realizam doações de recursos, garantindo a continuidade das atividades das mesmas. Esses serviços podem ser prestados por cozinheiros ou distribuidores das refeições, enquanto os recursos podem ser doados em forma de ingredientes ou de dinheiro.
Benefícios dos projetos filantrópicos de alimentação
Além do mais, como apontam os apoiadores de causas sociais Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, esses projetos angariam diversos benefícios como auxiliar o combate contra a fome da população, levar melhores condições de vida às comunidades carentes e iniciar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.
Instituições filantrópicas que auxiliam o combate à fome
Por fim, existem diversas instituições filantrópicas que atuam distribuindo refeições prontas ou alimentos para os indivíduos assolados pela fome, como as igrejas e ONGs, nas quais as ONG’s mais conhecidas são:
- Tem gente com fome;
- Banco de Alimentos;
- Amigos do Bem;
- Ação da Cidadania;
- Bom Prato;
- ActionAid.
Quer ajudar a combater a fome no Brasil? Auxilie um projeto filantrópico de alimentação que esteja mais próximo de você.