Sim, houve futebol no meio de tantas reclamações, erros de arbitragem, notas oficiais, pronunciamentos e teorias da conspiração. Na primeira rodada das quartas de final, o equilíbrio se fez presente e somente o Figueirense saiu com uma boa vantagem para os jogos de volta. Os demais confrontos estão mais abertos e até mesmo Criciúma e Avaí, favoritos para o título, terão que melhorar rendimento para seguir em frente.
O Criciúma levou um empate de Tubarão, mas foi inferior ao Hercílio Luz, principalmente no segundo tempo, quando o goleiro Gustavo, melhor jogador em campo, fez grandes defesas para impedir a derrota. Me parece que o Tigre sentiu o fato de ter feito uma primeira fase do campeonato de maneira protocolar, sendo pouco exigido e ganhando seus jogos mesmo sem jogar um grande futebol. Vai precisar melhorar para eliminar um Hercílio Luz que subiu muito de produção com Alexandre Lopes.
O Avaí não fez um bom jogo diante do Joinville e apesar do resultado não ter sido ruim, deixa muitas dúvidas para a segunda partida. Time voltou a dar espaços para um time de qualidade inferior e nem o ataque, ponto forte na primeira fase, conseguiu render bem. As lesões dos dois laterais direitos, Gabriel Dias e Kevin, prejudicaram contra o JEC e deixam preocupação para o resto da competição. O Avaí continua favorito, mas em dois jogos contra o Joinville ainda não conseguiu vencer.
No primeiro jogo das quartas de final, o esperado equilíbrio apareceu e o empate foi um resultado justo. Brusque e Marcílio Dias fizeram um jogo sem muita qualidade e pareceu que os dois times queriam deixar a decisão para o segundo jogo. O fator campo pode desnivelar a balança para o lado do Marinheiro, mas é jogo muito igual.
O Figueirense levou um excelente resultado para Florianópolis num jogo que foi marcado pela expulsão do goleiro do Barra. Diferente de quando jogou com dois jogadores a mais contra o Joinville, o Alvinegro soube aproveitar a vantagem, fez uma atuação segura, rodando a bola com mais velocidade e sendo mais efetivo. JP Iseppe fez um dos gols mais bonitos dos últimos tempos. Está com pé e meio nas semifinais.