O São Paulo foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista com a derrota nos pênaltis para o Novorizontino, no último domingo. Agora, resta ao Tricolor esperar os próximos torneios da importantíssima temporada, mas será preciso fazer ajustes.
O adversário do mata-mata estadual, vale destacar, era difícil. O Novorizontino havia terminado a fase de grupos do Paulistão com 22 pontos, empatado com o São Paulo. Disputará, logo mais, a Série B. Mas os ajustes não são necessários apenas pela eliminação.
O São Paulo não rendeu o esperado em grande parte do Campeonato Paulista. Apesar dos 22 pontos e a liderança no Grupo D, deixou a desejar em alguns momentos. Por alguns minutos, chegou a estar fora do mata-mata, mas marcou no fim e conseguiu vencer o Ituano na última rodada da fase de grupos.
A atuação na partida contra o Novorizontino foi, mais uma vez, abaixo do esperado. Num esquema com quatro atacantes, mesmo com Lucas centralizado para ser o meia-armador, o São Paulo não conseguiu fazer o setor de criação de jogadas ter o mínimo de naturalidade.
As principais apostas tricolores foram, durante boa parte do jogo que custou a sequência no Campeonato Paulista, bolas alçadas à área do Novorizontino e chutes de longa distância. Muito pouco para um elenco recheado de opções do meio para a frente: Lucas, Luciano, Erick, André Silva, James Rodríguez, Galoppo, Michel Araújo…
Para as próximas competições de 2024, o técnico Thiago Carpini precisa rever a maneira como vai escalar o time titular do São Paulo. Não é possível colocar a culpa pelo mau desempenho no último domingo na ausência de Calleri, que está lesionado.
O São Paulo que enfrentou o Novorizontino teve (mais uma vez) muita dificuldade para criar jogadas pelo meio, circular a bola em frente à área adversária e converter as poucas chances criadas em gols.
Para Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, Thiago Carpini precisa encontrar soluções no elenco para melhorar questões ofensivas. O esquema com quatro atacantes parece uma alternativa pouco positiva.
O treinador agora terá tempo para isso: o São Paulo só deve voltar a campo na primeira semana de abril, pela Libertadores – os grupos do torneios serão sorteados nesta segunda. A estreia no Brasileiro será no fim de semana de 14 de abril.