Já ouviu falar no conceito de Exchange Traded Funds? Sabe como funciona dentro do mercado financeiro? O investidor Valdir Piran considera que essa sigla faz referência aos fundos de investimentos que fazem negociações mediante a replicação dos índices de referência, por isso, são também denominados fundos de índice, uma vez que a carteira segue vinculada a um certo conjunto pré-definido de ativos. Pensando nisso e na importância de se conhecer os termos do mercado financeiro, leia o artigo até o final!
De forma geral, os ETFs surgem com o intuito de facilitar negociações, realizadas pelos investidores seja no mercado de ações, ouro, criptomoedas e renda fixa. Como entende o empresário Valdir Piran, esse tipo de fundo de investimento permite ao investidor que ele tenha uma carteira diversificada, ou seja, aquela que possibilita que o cliente tenha acesso a diferentes objetivos, podendo fazer um investimento a curto, médio e longo prazo.
Também chamados de fundos de gestão passiva, os ETFs são opostos aos de gestão ativa, pois mediante os parâmetros estabelecidos pelo estatuto, claro, o investidor tem a possibilidade de escolher quais ativos irá comprar ou vender. O presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, pensa que um dos exemplos mais conhecidos nesse ramo, no Brasil, é o BOVA11, indexado ao Ibovespa, sendo um dos maiores índices do mercado acionário do país.
Vantagens
De imediato, podemos citar como maior vantagem o fato de não incidir sob o fundo, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, como citado anteriormente, quando o investidor opta por esse tipo de investimento, ele não lida somente com a compra de um ativo, mas com a participação em uma carteira de ativos que está atrelada a diversos benefícios. Valdir Piran, assimila que o ideal é investir em diferentes fundos de diferentes gestoras.
Podemos dizer que o fundo de investimento ETFs trata-se de uma forma muito acessível para os investidores, devido ao seu custo. Na concepção do empresário Valdir Piran, as taxas anexas a esse fundo tendem a ser menores quando comparadas aos outros tipos, por exemplo quando falamos da taxa de administração ela está inclusa na taxa de gestão do fundo — sendo cerca de 2% ou mais ao ano.
É válido mencionarmos outro fator de extrema importância e vantagem para os investidores: o Imposto de Renda sobre o lucro é de 15%, sendo que segue mesmo para as operações de curto prazo, ao contrário do que ocorre quando levamos como parâmetro a tabela progressiva de IR. Assim, como pensa o investidor Valdir Piran, há uma grande variedade de produtos escolhidos por grandes nomes do mercado.
Percebe como esse investimento pode ser vantajoso e acessível? Por conta dos ETFs serem escolhidos de forma criteriosa para oferecer aos investidores grandes oportunidades, facilitando a carteira automática. Sendo assim, o grande diferencial desse fundo de investimento é que o investidor pode ter uma forma de administração específica, devendo apenas comprar ações de uma empresa, por meio de uma corretora, para dar início a operação.