A vida dos Mentirosos é um livro da autora Elena Ferrante, lançado em 2019, em que na narrativa traz à tona o processo de amadurecimento de uma pessoa, afirma Rafael Libman, entusiasta e admirador do mundo literário. O livro fez muito sucesso desde a data de seu lançamento até os dias atuais.
Elena Ferrante, na verdade, é um pseudônimo de alguém que prefere o anonimato, porém jornalistas investigativos, os quais usaram de métodos não tradicionais e não éticos, apontaram Anita Raja como a autora por trás de Elena, isso não foi comprovado, porém também não foi negado pela tradutora Anita Raja.
A narrativa conta a história da protagonista Giovanna, desde seus 12 até – mais ou menos- 16 anos, dessa forma, conta a metamorfose da adolescente, onde é perceptível acompanhar o processo de amadurecimento da jovem, salienta Rafael Libman.
A história se passa na cidade de Nápoles, localizada no sul da Itália. A protagonista faz parte de uma nobre família formada por intelectuais, porém tem suas verdades confrontadas quando, sem querer, ouve de seu pai uma palavra dura, em que ele a compara com sua tia Victória, figura que sempre é julgada na família como alguém detestável e abominável. A partir daí, tudo muda na vida da jovem.
É incrivel ver o processo de desenvolvimento da jovem, este que é peça de indetificação de muitas meninas que leem o livro, pois aborda diversos temas como educação, feminilidade, sexo etc. A linguagem de Elena Ferrante, nesse aspecto, é incrível, aponta Rafael Libman, pois vai de consonância com as mudanças da garota, dessa forma, 3 anos torna-se pouco em vista de toda a mudança presente na personagem.
Ao se deparar com esses confrontos em sua vida, a jovem questiona em inúmeros aspectos vividos até então; há um rompimento de ideias, bem como um despertar de ideias, ocasionados, em grande parte, pela vivência com sua tia Victória que a jovem passou a ter, propiciado pelo comentário de seu pai, Giovanna vai em busca de sua tia e após isso, parte em busca de muitas respostas das dúvidas e indagações que passa a ter.